terça-feira, 4 de junho de 2013



A ansiedade torna estático o cognitivo. A essência da ansiedade e a intrusão do sofrimento nas canais físicos e mentais que deveriam estar limpos. Uma preocupação constante invade o sono mantendo a pessoa acordada a metade da noite. Um medo persistente se impõe aos pensamentos, distraindo-os dos problemas do momento. Quando, num crescendo a ansiedade se transforma em pânico sua intensidade captura completamente o pensamento e a ação.
A ansiedade é uma combinação especial de emoção e cognição. Ela mistura o padrão de resposta de emergência com o conhecimento da ameaça. Várias são as formas de ansiedade, pois elas expressa uma mistura complexa de eventos biológicos e cognitivos de cada um deles capaz de se manifestar de modo mais proeminente como o sintoma principal. Uma preocupação mental neste sentido, é o equivalente funcional das palpitações cardíacas. Ambas indicam a mesma dinâmica básica, uma resposta desorganizada do estresse ao estresse.
Não é o perigo mas sim a ameaça do perigo que na maioria das vezes ativa a resposta do estresse. A característica central da informação que indica estresse é a incerteza. A incerteza provoca um alarme prévio, um alerta para verificar a possibilidade da existência de uma ameaça.
Mentiras essenciais, verdades simples - Daniel Goleman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário